quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dia Mundial da Dança

Ontem dia 29 de Abril, comemorou-se o Dia Mundial da Dança. Fica aqui a mensagem oficial deste dia publicada pelo Jornal da Madeira.

"Integrar pessoas na dança
Na mensagem oficial do Dia Mundial da Dança, que se comemora hoje, 29 de Abril, o presidente do Conselho Internacional da Dança, Alkis Raftis, defende a integração de pessoas vítimas de discriminação, como os deficientes e os desempregados, afirmando que a “dança inclusiva” «é um dever moral».
A integração através da dança das pessoas marginalizadas pela sociedade é defendida como «um dever moral» na mensagem oficial do Dia Mundial da Dança, que se comemora hoje, dia 29 de Abril.
O autor da mensagem, Alkis Raftis, presidente do Conselho Internacional da Dança (CID), organismo da UNESCO, realça a importância da "dança inclusiva", advogando a integração de pessoas por vezes vítimas de discriminação, como os deficientes e os desempregados.
«O futuro da dança está onde há pessoas que não dançam: aqueles que simplesmente não aprenderam, e os que pensam que não conseguem fazê-lo», sustenta.
O responsável assinala que, na linha do combate da UNESCO contra o preconceito e a discriminação, o CID está a tentar expandir as fronteiras da dança de forma a mudar a percepção corrente do que é ser-se um bailarino.
«As actuações de dança não são necessariamente exibições de fisicalidade extrema, precisão acurada ou emoção explosiva», ressalva Alkis Raftis.
Trazer os excluídos para a dança «é um dever moral, e também abre uma porta importante em tempos de crise económica e desemprego. Em cada país há milhões de pessoas com deficiências físicas e mentais. Acreditamos que eles estão prontos para dançar», salienta.
Com a integração destas pessoas na dança serão criados milhares de empregos para professores, defende Raftis, sugerindo que o apoio venha do Ministério da Saúde de cada país, em vez do Ministério da Cultura, porque o primeiro «tem normalmente um orçamento superior»."

Aproveito para relembrar que dia 1 e 2 de Maio às 21horas, no Centro das Artes Casa das Mudas o Grupo Dançando com a Diferença, 5ª Punkada e Factor E irão apresentar o espectáculo GROTOX. Um espectáculo de música, dança e projecção de imagem a não perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário